Sobre a profissão
O Operador de Caixa é quem registra as mercadorias em um ponto de venda e recebe o pagamento do cliente.
Esse profissional registra todos os produtos comprados e informa o valor a ser pago pelo cliente, recebendo do mesmo o dinheiro.
Al ém disso, o Operador de Caixa abre e fecha o caixa, e faz o controle financeiro e de estoque.
Conteúdo programático
Operador de Caixa a Profissão
O Posto de Trabalho do Operador de Caixa
Ergonomia
Conhecendo a Empresa seus Produtos, serviços e particularidades
Abertura de Caixa
Recebendo o Fundo de Caixa
Cupom Fiscal o que é
Fechamento do caixa
Quebra de Caixas
Atendimento ao cliente
Postura de atendimento
Operador de caixa, imagem da empresa
Exemplos de bom e mal atendimento operador de caixa
Manipulação de troco
Conferência de notas falsas
separar alimentos na hora de embalar supermercado
Procedimento de Sangria
Fechando um atendimento
Satisfação do cliente
Os equipamentos de um operador de caixa
Sistema PDV
Peculiaridades do Cheque
Cheque Cruzado
Cheque ao Portador
Cheque Nominal
Cheque Administrativo
Cheque Pré datado
Procedimento para
Recebimento de cheque
Cartão de Crédito
Cartão de Débito
Funções frequentes
Quando solicitado, auxiliar na reposição de mercadorias;
Ajudar os clientes no momento de embalar nos produtos, quando o embalador não estiver presente;
Realizar a conferência dos documentos durante o pagamento;
Fazer o controle dos valores que entram e que saem do caixa;
Zelar pela conservação dos equipamentos que fazem parte do seu ambiente de trabalho;
Manter a sua posição de atendimento sempre limpa e organizada;
Informar o valor correto do produto, de acordo com o que está registrado no sistema;
Entregar o cupom fiscal ou nota fiscal para o cliente;
Fornecer troco (em dinheiro) para os clientes. E atenção, não ofereça balinhas como forma de troco sem o consentimento do cliente;
Informar aos clientes sobre as promoções ou novidades que estão disponíveis no estabelecimento;
Organizar relatórios sobre a atividade, quando solicitado;
Prestar informações gerais ao público sobre os produtos ou sobre a empresa quando for solicitado;
Receber o pagamento nas formas que são aceitas no estabelecimento;
Receber pagamentos de agências concessionárias (água, luz, telefone), bem como prover recargas de serviços pré-pagos (como, por exemplo, telefone);
Vender ingressos, bilhetes, passagens e tickets.